ENTRE O MATERIAL DIDÁTICO E A PROMESSA: O DISCURSO ACERCA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA TEORIZAÇÃO SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Edmundo Narracci Gasparini
2019 Trabalhos em Lingüística Aplicada  
RESUMO O artigo apresenta parte de uma pesquisa que investigou o discurso acerca das novas tecnologias na teorização sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. Na pesquisa, foram analisados artigos científicos publicados em um periódico online do campo da Linguística Aplicada. Os resultados da análise aqui apresentada indicam que o discurso investigado se constitui na relação com dois outros discursos, quais sejam, o discurso do material didático e o discurso da tecnologia em si.
more » ... recorte aqui apresentado indica que é entre a condição de material didático utilizado por professores e alunos e a de garantia de aprendizagem bem-sucedida que as novas tecnologias se constituem no âmbito da teorização sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. No jogo interdiscursivo aqui delineado, o ponto em que as novas tecnologias nos subjetivam, uma vez que fazem parte de uma engrenagem de poder constitutiva do mundo contemporâneo, é objeto de um silenciamento.
doi:10.1590/010318138654496475581 fatcat:qzffsl6hzncczgudup7wj67tni