Adaptação e validação do instrumento Percepção do Estudante Estagiário sobre a Formação Inicial em Educação Física (PEEFI) (Adaptation and validation of the instrument Perception of Student-Trainee about the Initial Training in Physical Education (PEEFI))

Luciane Cristina Arantes da Costa, Gelcemar Oliveira Farias, Jorge Both, Patric Paludett Flores, Marcos Roberto dos Santos, Paula Batista, Juarez Vieira do Nascimento
2020 Retos: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación  
Resumo. O presente estudo teve como objetivo adaptar e validar o instrumento «Percepção do Estudante Estagiário sobre a Formação Inicial em Educação Física» (PEEFI), denominado originalmente em Portugal de «Perceção do Estudante sobre a Formação e a Profissão», para a realidade brasileira. A pesquisa caracterizou-se como um estudo do tipo psicométrico, composto pelas seguintes etapas: 1) Adaptação das questões do instrumento; 2) Validação de conteúdo; 3) Reprodutibilidade e fidedignidade; 4)
more » ... idedignidade; 4) Validação do constructo e 5) Avaliação da consistência interna do instrumento. A validação do constructo foi realizada com o instrumento original (46 itens) por meio da Análise Fatorial Confirmatória (AFC) em cinco etapas de acordo com os constructos (Agentes de Formação, Formação de Professores, Papéis dos Professores, Motivação e Concepções de Ensino e aprendizagem). Após a AFC o instrumento ficou reduzido a 38 itens. É possível concluir que a validação do instrumento pode possibilitar informações pertinentes para auxiliar na melhoria do processo de avaliação de projetos, programas e políticas públicas relativas à formação inicial de professores de Educação Física no Brasil.
doi:10.47197/retos.v1i40.78824 fatcat:7cl5zdoq25ay5djf6wuummyt54