Zapatismo(s): apropriações e releituras do zapatismo da Revolução Mexicana pelo Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN)

Júlia Melo, Azevedo Cruz
unpublished
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar as apropriações e releituras feitas pelo Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN)-movimento que surgiu no estado de Chiapas na década de 1980 em favor dos direitos indígenas e contra os efeitos da globalização neoliberal-sobre o zapatismo da Revolução Mexicana de 1910, a figura de Emiliano Zapata, seu projeto político-social, suas reivindicações e a organização de suas comunidades e de seu exército. Tentaremos desconstruir a ideia de que
more » ... movimento revolucionário do sul do início do século XX se resumiu a demandas agrárias, buscando compreender suas propostas políticas e sociais mais amplas e complexas para a reorganização da sociedade mexicana. A partir disso, tentaremos demonstrar como o EZLN resgata diversos aspectos do movimento liderado por Emiliano Zapata não somente em seu discurso, mas também em sua prática. Por fim, refletiremos sobre como os dois movimentos, afastados no tempo por mais de setenta anos, guardam diversas características semelhantes e traços de continuidade. Palavras-chave: Zapatismo; EZLN; Revolução Mexicana. O movimento indígena mexicano Exército Zapatista de Libertação Nacional, que surgiu no estado de Chiapas na década de 1980 em favor dos direitos indígenas e contra os efeitos da globalização neoliberal, coloca como eixo principal de suas bases teóricas e de suas práticas uma dimensão propriamente mexicana. A definição de seus projetos, a conformação de suas estratégias militares, a organização de suas comunidades autônomas, os ideais e demandas do movimento zapatista se inspiram, sobretudo, nas experiências nacionais de luta revolucionária, na história militar do México, nas tradições e práticas das comunidades indígenas e camponesas do país. Diferente da maior parte dos movimentos de esquerda latino-americanos que atuaram na segunda metade do século XX, os zapatistas não colocam em destaque as ideologias marxistas e leninistas, mas se dedicam a estudar a história geral e militar 1 Estudante de pós-graduação (mestrado) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Contato:
fatcat:byrfbgi4izfdzbcpusfb3bwpvy