Revelando o Patrimônio Toponímico de Minas Gerais do Período Colonial e do Joanino: Dos Registros Cartográficos Históricos a um Atlas Digital

Márcia Maria Duarte Santos, Maria Cândida Trindade Costa de Seabra
2016 Caletroscópio  
Documentos cartográficos são memórias históricas e linguísticas de grande interesse para a Onomástica. Objetos deste trabalho sobre a toponímia mineira foram estudados em mapas dos Setecentos e dos Oitocentos, referentes ao território da Capitania e de suas Comarcas, circunscrições politica-administrativas coevas. Os acidentes enfocados na área, correspondentes a uma cidade, às vilas, aos arraiais, aos registros, às aldeias e aos gentios, possibilitaram a identificação de nomes geográficos.
more » ... s foram organizados em um banco de dados histórico, visando, entre outros, à produção de um atlas eletrônico. A análise dos dados objetivou, por sua vez, definir os principais padrões motivadores no ato de nomeação, as camadas dialetais presentes na língua e a permanência dos topônimos no território, atualmente. A consecução desses objetivos requereu e propiciou procedimentos para o tratamento técnico-cartográfico, geográfico e bibliográfico de documentos, facilitados pelo uso de aplicativos digitais, e a veiculação de produtos em mídias eletrônicas e em ambiente museológico.
doaj:79f19decdede4cdc9c2e5f5c0c41408e fatcat:ya2s4zkldvdwxd2zzgue367bku