INTERAÇÃO ENTRE TEXTO E LEITOR: UMA LEITURA DE "TCHAU", DE LYGIA BOJUNGA / Interaction between text and reader: a reading of "Tchau", by Lygia Bojunga

Jhennefer Alves Macêdo
2020 Pensares em Revista  
Ao realizarmos uma breve revisão no panorama histórico que abarca os estudos que elegem a literatura como corpus de investigação e análise, constata-se que nas novas roupagens teóricas, as quais foram iniciadas desde a década de 60, um novo elo foi formado: a leitura, a experiência estética e o leitor. A partir de então, entende-se que uma obra literária, antes vista como fechada e imutável, é aberta a possíveis interpretações do leitor, assim como está em constante processo de transformação.
more » ... de transformação. Ademais, interligada a essa concepção está a ideia de que os leitores não são meros receptores de textos literários acabados, ao contrário, os receptores são participantes ativos no processo da leitura e possuem relevante importância em relação à recepção e à permanência de uma obra no decorrer do tempo. Sabendo disso, o presente artigo objetiva evidenciar, por meio de um relato acerca de uma experiência, sendo essa desenvolvida em uma turma de 7º ano, do Ensino Fundamental II, de leitura com o conto "Tchau" (2008), de Lygia Bojunga, como aconteceu a recepção desse texto em sala de aula, bem como o efeito que este causou em seus leitores. Sendo assim, para fundamentarmos as discussões desenvolvidas no decorrer desse estudo, realizamos a leitura das obras de alguns autores, tais como Iser (1996), Solé (1998), Colomer (2017) e Girotto e Souza (2010).
doi:10.12957/pr.2020.47307 fatcat:wfxspcu4yna7ta4hbslpcldqqa