O espaço urbano da cidade capitalista: um estudo sobre o processo de verticalização da área central da cidade de Viçosa (MG) (1970-2007)

Mestre Raquel, Callegario Zacchi
Brazilian Geographical Journal: Geosciences and Humanities research medium   unpublished
Endereço institucional: Rua Dr Siqueira, 273-Parque Dom B o s c o-C a m p o s d o s G o y t a c a z e s , R J-C E P. 2 8 0 3 0-1 3 0. E-m a i l : raquelcallegario@yahoo.com.br RESUMO A partir do início do século XX, os edifícios verticais tornaram-se elementos da paisagem urbana de muitas cidades brasileiras e o processo de verticalização tornou-se o reflexo da atuação e dos interesses múltiplos dos agentes sociais no espaço urbano. Este artigo analisa o processo de verticalização da área
more » ... zação da área central da cidade de V i ç o s aM G , e n t r e 1 9 7 0 e 2 0 0 7 , e n t e n d e n d o a s u a contextualização socioespacial, os agentes produtores do espaço urbano envolvidos, a sua materialização (densidade e histórica) na área central da cidade. Verificou-se crescente processo de verticalização, comparando-se a evolução do número de edificações verticalizadas ocorrida entre 1970 e 2007 na área central de Viçosa. Os construtores autônomos tiveram um papel importante no processo e, a partir dos anos 2000, constatou-se crescimento e diversificação das empresas construtoras. Estas atuam nas áreas em que existe uma demanda acentuada por moradia onde intensificam o aproveitamento do solo urbano produzindo a verticalização.
fatcat:gtxmtsdcxbfpng25mchjk2a2ze