PESTICIDES WASTE IN SOIL OVER GERMINATION AND GROWTH OF LETTUCE (LACTUCA SATIVA) AND RADISH (RAPHANUS SATIVUS)
RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS NO SOLO SOBRE A GERMINAÇÃO E CRESCIMENTO DE ALFACE (Lactuca sativa) E RABANETE (Raphanus sativus)

Danilo Teixeira de Sousa, Letícia Ane Sizuki Nociti, Leonardo Humberto SILVA E CASTRO
2014 Nucleus  
RESUMO: O objetivo foi avaliar a presença de resíduo de agrotóxicos em solo onde anteriormente cultivou-se a cultura do milho através da avaliação da germinação, desenvolvimento e peso das plantas teste. O experimento foi desenvolvido no laboratório da Faculdade Dr. Francisco Maeda "FAFRAM". Coletaram-se os solos em uma camada de cinco centímetros de profundidade em três áreas de cultivo. Os tratamentos foram as duas áreas e a testemunha foi areia lavada, totalizando três tratamentos.
more » ... 300g de solo por recipiente, sendo oito replicas para cada tratamento. As culturas semeadas como plantas testes foram o alface e o rabanete, sendo 10 sementes por recipiente plástico em uma profundidade de um centímetro. Os ensaios foram conduzidos em sala climatizada com temperatura entre 27±2ºC, umidade relativa do ar em 70% e iluminação de aproximadamente 1000 lux. Para a avaliação das plantas testes, foram consideradas as seguintes características: germinação (%), comprimento do sistema radicular -SR (cm), comprimento da parte aérea da planta -PA (cm), altura total (cm), peso úmido (g) e peso seco (g). As plantas foram avaliadas com 21 dias após a semeadura. Concluiu-se que o solo da fazenda Solapão tem grande possibilidade de ter resíduo de agrotóxicos, pois interferiu negativamente no desenvolvimento das plantas teste. Palavras-chaves: Herbicidas. Resíduo. OECD
doi:10.3738/1982.2278.1092 fatcat:utufokiqonaojbgypvdjjw5r6m