O Estado, os conflitos das classes dominantes e a influência do capital estrangeiro na defesa do café no Brasil na Primeira República (1889-1930)

Ednilson Silva Felipe, Mayara Lyra Bertolani
2019 Revista de Economia do Centro-Oeste  
O foco principal do trabalho é ponderar as medidas adotadas pelo Governo Federal no período da Primeira República, que auxiliaram no progresso da economia agroexportadora brasileira, pautada pela exportação de café. Avalia-se os mecanismos e política para a defesa do café e discute-se em que sentido eles estiveram atrelados – ou não – aos interesses dos cafeicultores e se esses exerciam poder, influência e hegemonia sobre o Estado. A ideia aqui discutira é que o processo de intervenção do
more » ... ntervenção do Estado na economia foi engendrado por mediações estabelecidas entre o setor público e os diversos grupos que viviam num contexto de luta ideológica e política no interior das classes dominantes. Ao analisar contribuições diversas – e por vezes conflitantes – esse artigo acrescenta, ainda, o papel e influência que exerceu o capital financeiro internacional sobre as ações e políticas estatais. Assim, relativiza-se o debate de influência sobre o Estado, deslocando o eixo de análise não apenas para grupos de interesses nacionais, mas também aqueles localizados em países centrais, financiadores, em última instância, das políticas de valorização.
doi:10.5216/reoeste.v5i2.61643 fatcat:xru33e4gnjgwpd6224vfksb4v4