"Na linguagem clara e compreensível do povo": História e cotidiano politizado nas poesias de lundus (Rio de Janeiro, segunda metade do século XIX)

Silvia Cristina Martins de Souza
2019 Diálogos  
Este artigo explora as relações entre história e literatura considerando a literatura um testemunho que pode ser lido, desconstruído e submetido ao mesmo escrutínio ao qual os historiadores submetem outras fontes que lhes permitam ter acesso à compreensão de redes e tensões sociais mais amplas. Nele são utilizadas poesias publicadas no cancioneiro Trovador: coleção de modinhas, recitativos, árias, lundus, etc.. (1876), com o objetivo de mostrar como seus autores estabeleceram um diálogo entre
more » ... um diálogo entre si e com seus leitores acerca de um assunto candente do seu tempo - o progresso e seus desdobramentos para o cotidiano da sociedade – utilizando-se da literatura como instrumento de intervenção na realidade. A partir desses pressupostos, a experiência histórica vivida por escritores é considerada condição básica de análise, bem como texto e contexto são percebidos como dimensões indissociáveis de um fenômeno mais amplo que é ao mesmo tempo, cultural, econômico, social e político devendo ser abordados em conjunto levando-se em conta suas conexões recíprocas.
doi:10.4025/dialogos.v23i2.45750 fatcat:us5qd6mr7fhfzciqugajvbtc44