Avaliação dos pés em pessoas com diabetes mellitus hospitalizadas

Laura Cavalcanti de Farias Brehmer, Luciana Martins da Rosa, Melissa Orlandi Honório Locks, Bruna Pedroso Canever, Gisele Cristina Manfrini, Emanuele Pozzebon Caurio
2020 Revista Enfermagem Atual In Derme  
Objetivo: Analisar as características dos pés em pessoas com diabetes mellitus. Método: Estudo observacional descritivo realizado em um hospital escola. Foram incluídas 38 pessoas hospitalizadas com diagnóstico de diabetes. A coleta de dados ocorreu entre agosto e dezembro de 2017, durante consulta de enfermagem à beira do leito, através de questionário semi-estruturado. Os dados coletados foram submetidos à estatística descritiva simples e foram apresentados na forma descritiva e em tabelas.
more » ... iva e em tabelas. Neste artigo apresentam-se as variáveis coletadas relacionadas à avaliação dos pés. Resultados: 50% dos participantes de cada sexo; 89,47% com diabetes tipo 2 e com média de idade de 60,29 anos; 52,62% com baixa escolaridade (sem instrução e com fundamental incompleto); 71% desconheciam a temática pé diabético; 68,42% nunca haviam realizado avaliação dos pés com profissional. Na classificação de risco 26,31% dos participantes apresentaram risco entre 1-3 para pé diabético. Conclusão: Os resultados deste estudo evidenciam que grande parte dos pacientes, apesar de terem o diagnóstico da doença por longo tempo, ainda desconhecem cuidados essenciais com os pés, realizam práticas inadequadas e raramente recebem orientações específicas para prevenir e evitar lesões nos pés.
doi:10.31011/reaid-2020-v.92-n.30-art.670 fatcat:g4eiyl4bnrcvrocwyjjg7odeui