Is the information available on the Web influencing the way parents see ENT surgical procedures?

João Flávio Nogueira Júnior, Diego Rodrigo Hermann, Maria Laura Solferini Silva, Fábio Pires Santos, Shirley Shizue Nagata Pignatari, Aldo Cassol Stamm
2009 Brazilian Journal of Otorhinolaryngology  
Introdução e Objetivos: A Internet é a fonte de informação relacionada à saúde que mais cresce atualmente. Pais ou responsáveis estão cada vez mais buscando a rede mundial de computadores para pesquisa sobre doenças e tratamentos para filhos ou dependentes. Nosso trabalho tem por objetivos: 1) determinar a prevalência de procura sobre informações médicas na Internet por pais/responsáveis de crianças submetidas a cirurgias otorrinolaringológicas em hospital privado de São Paulo, Brasil. 2)
more » ... r se estas informações influenciaram os pais/responsáveis quanto à decisão médica. Método: Questionário respondido voluntariamente por 132 pais/responsáveis de crianças submetidas a cirurgias otorrinolaringológicas em hospital privado de São Paulo, Brasil. Conclusões: 117 pais (90%) utilizaram a Internet para procurar informações sobre a doença e tratamento cirúrgico dos filhos. Somente 12 parentes (10%) discutiram as informações adquiridas com o médico que realizou o procedimento cirúrgico. Entretanto, 91 (78%) afirmaram que as informações influenciaram as decisões sobre os procedimentos a serem realizados em filhos/dependentes. Otorrinolaringologistas devem estar conscientes do crescente uso da Internet como fonte de informações médicas e do conteúdo de páginas específicas com informações confiáveis e de fácil acesso para direcionarem pacientes, além de discutirem estas informações.
doi:10.1590/s1808-86942009000400009 fatcat:hxblfgydsbdodlao2xk2pibjva