O conhecimento da pessoa idosa sobre seus direitos de acesso ao cuidado em saúde/Elderly knowledge about the access rights to health care

Gilson Bitencourt Vieira, Ângela Maria Alvarez, Adnairdes Cabral de Sena, Maria Aparecida Ferreira Fagundes
2016 Ciência Cuidado e Saúde  
acesso aos serviços de saúde. Para tanto, utilizou-se a metodologia de pesquisa convergente assistencial, que visa aproximar o processo de cuidar e a investigação em enfermagem. Participaram da pesquisa 30 pacientes com 60 anos ou mais, hospitalizados em duas unidades de um hospital do Sul do Brasil: uma clínica médica e outra de clínica cirúrgica. Os dados foram coletados através de perguntas semifechadas aplicadas durante a hospitalização dos idosos e organizados em quatro categorias:
more » ... categorias: conhecimento sobre seus direitos; desconhecimento dos seus direitos; acesso aos serviços de saúde; e direito de ser bem tratado(a). A avaliação dos resultados foi feita por meio da modalidade de análise de conteúdo. A pesquisa constatou que o conhecimento dos idosos sobre seus direitos e cuidado com a saúde é superficial e desarticulado. Eles relataram ainda dificuldades de acesso aos serviços de saúde, principalmente para marcar consultas médicas com especialistas, conseguir exames e receber medicamentos. O estudo demonstrou que há a necessidade de gestores e profissionais da área gerarem ações estratégicas para assegurar os direitos dos idosos, bem como para oferecer informações e facilitar o acesso a esses serviços.
doi:10.4025/cienccuidsaude.v14i4.28291 fatcat:lockn5mpwnbwpautbj666alid4