A atuação educativa, missionária e pastoral dos franciscanos no Brasil colonial nas páginas da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB)

Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, Marcos Ayres Barboza
2020 Revista Brasileira de História da Educação  
Análise de textos que tratam da atuação dos franciscanos na América Portuguesa publicados na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Trata-se da mais antiga instituição brasileira dedicada à pesquisa e à conservação de documentos históricos e culturais do Brasil. Criado em 1839, com a finalidade de coletar e publicar documentos históricos relevantes para a história do Brasil e incentivar as instituições públicas a preservarem os documentos históricos como parte de um projeto de
more » ... e de um projeto de construção de uma 'memória nacional'. A revista do Instituto foi criada no mesmo ano. Nela, foram investigados os textos que tratam sobre o tema, em especial no que tange ao trabalho catequético e missionário dos franciscanos no Brasil colonial. Na Revista do IHGB foram localizados diversos documentos históricos que destacam a importância do trabalho dos religiosos da Ordem de São Francisco na constituição da identidade nacional.
doi:10.4025/rbhe.v20.2020.e111 fatcat:ibszrcfkybg5hnr4cwkwfwwo2m