Enfermería Global

Silva, Pollyane Liliane, Marina Rezende, Pereira, Lúcia Ferreira, Aparecida, Flavia Dias, Aparecida, Fernanda Helmo, Rodrigues, Silveira, Cristina Fabíola (+1 others)
unpublished
Nº 37 Enero 2015 Página 52 CLÍNICA Cuidados com os pés: o conhecimento de indivíduos com diabetes mellitus cadastrados no programa saúde da familia Cuidados de los pies: el conocimiento de las personas con diabetes mellitus inscritos en el programa de salud familiar Care of the feet: the knowledge of individuals with diabetes mellitus registered family health program RESUMO O objetivo é identificar o conhecimento dos indivíduos com Diabetes Mellitus tipo 1 ou 2 cadastrados no Programa HIPERDIA,
more » ... Programa HIPERDIA, correlacionar o tempo de estudo com o número de respostas concordantes acerca dos cuidados com os pés e descrever as complicações segundo tempo de diagnóstico. Estudo analítico, exploratório e transversal, com análise quantitativa, realizado com 116 indivíduos diabéticos tipo 1 ou 2 acompanhados no Programa HIPERDIA em uma Unidade Matricial de Saúde. Evidenciou-se que a maior parte dos indivíduos era do sexo feminino, idade média de 49,9 anos, ensino fundamental incompleto, possui diabetes tipo 2. 69% apresentavam hipertensão arterial e 45,7% dislipidemia. A maioria referiu condutas adequadas para o cuidado com os pés, 98,3% achavam importante cuidar dos pés para prevenir o pé diabético, e 19% realizavam o exame dos pés com profissional de saúde pelo menos uma vez ao ano. Houve uma correlação baixa entre o tempo de estudo e o número de respostas concordantes acerca dos cuidados com os pés, mas não foi significativa (rs=0,026; p=0,781). Dentre aqueles com até 10 anos de diagnóstico, 79,7% não apresentaram complicações e 62,2% mencionaram ter, para aqueles com 10 anos ou mais (χ 2 =19,83; p<0,001).
fatcat:ceide7q4wfdc3e5gmdwygv3yt4