Estudo de soluções aquosas de copolímeros em bloco de poli(óxido de etileno)-poli(óxido de propileno) utilizando calorimetria exploratória diferencial (DSC)

Claudia R. E. Mansur, Gaspar González, Elizabete F. Lucas
1999 Polímeros  
O comportamento de sistemas aquosos contendo copolímeros dibloco monofuncionais de poli(óxido de etileno)-poli(óxido de propileno), bloqueados em uma das extremidades da cadeia com segmento hidrocarbônico linear, foi avaliado através de calorimetria exploratória diferencial (DSC). Transições endotérmicas foram observadas no aquecimento das soluções dos copolímeros e as temperaturas iniciais destas transições estão de acordo com os pontos de turvação dos copolímeros estudados. Nas curvas de
more » ... Nas curvas de resfriamento, são observadas duas transições, e quanto mais rápido é resfriada a solução de copolímero, melhor é observada a transição que deve estar relacionada à formação das micelas. A influência da presença de um agente hidrotrópico também foi avaliada em todas as soluções de copolímeros por meio do aumento no ponto de turvação com o aumento da concentração do agente hidrotrópico, visto que os picos endotérmicos foram deslocados para temperaturas mais altas.
doi:10.1590/s0104-14281999000200012 fatcat:ontw3nfc4bea5c2pqp6l62fqjm