NURSING ACTIVITIES SCORE COMO INSTRUMENTO GERENCIAL EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

Clarita Terra Rodrigues Serafim, Gabrielle Maria Rodrigues, Raquel Rondina Pupo da Silveira, Meire Cristina Novelli e Castro, Magda Cristina Queiroz Dell'Acqua, Silvana Andrea Molina Lima
2021 RENOME  
Objetivo: Analisar o uso do Nursing Activities Score como instrumento gerencial frente ao dimensionamento de pessoal de enfermagem em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Método: Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, desenvolvido em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal no período de um ano. Foram realizadas estatísticas descritivas e estimados intervalos de confiança para os índices calculados, considerando p<0,05. Resultados: A amostra constituiu-se de 349 recém-nascidos.
more » ... 349 recém-nascidos. O Nursing Activities Score foi aplicado 3.703 vezes, revelando a carga de trabalho da equipe de enfermagem (774,4 pontos). O dimensionamento de pessoal calculado a partir do Nursing Activities Score apresentou-se acima do real e entre os valores preconizados pela legislação brasileira atual. Conclusão: O estudo permitiu concluir que o Nursing Activities Score é um instrumento válido e capaz de estimar a carga de trabalho da equipe de enfermagem bem como nortear o dimensionamento de pessoal em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.
doi:10.46551/rnm23173092202090209 fatcat:6cjvd44dhbfghh4up4ckxs6wja