Puerpério de mulheres quilombolas: a luz do cuidado transcultural de Madeleine Leininger

Tâmara Silva de Lucena, Jovânia Marques de Oliveira e Silva, Katiane da Silva Mendonça, Barbara Vitória dos Santos Torres, Vinicius Luiz Farias Oliveira Leandro, Ana Carolyna da Silva Rocha, Laís Valéria da Silva Bispo, Rita de Cássia de Cerqueira Santos, Eli Borges de Freitas Silva, Sueli Terezinha Cruz Rodrigues, Renata Fernandes do Nascimento Rosa, Joabson dos Santos Lima (+3 others)
2021 Research, Society and Development  
Objetivo: Analisar os fatores que influenciam o cuidado de mulheres quilombolas no puerpério. Método: Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, embasado na etnoenfermagem e no referencial teórico da Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado de Madeleine Leininger, com o objetivo de descrever o cuidado de mulheres quilombolas no período pós-parto salientando os cuidados culturais e religiosos da comunidade. Resultados: As mulheres quilombolas utilizam de conhecimentos culturais,
more » ... ricos e religiosos para realizar a assistência em saúde. Ao utilizarem as plantas, sabem para que estão utilizando, pois especificam que tipo de planta é, bem como a sua indicação, é o que se observa na fala de uma das entrevistadas a seguir, se faz uso também de rezas, curas e banhos de sol para auxiliar no processo de recuperação. Conclusão: Os estudos sobre os diferentes tipos de cuidado e a medicina natural, juntamente com os fatores que os engloba, permite uma melhor visão da circunspecção da identidade cultural e dos conhecimentos empíricos atribuídos aos diferentes públicos assistidos pelos profissionais de saúde.
doi:10.33448/rsd-v10i7.16877 fatcat:luutwfrkivefxadjpdwervjvmq