Defesas químicas de plantas hospedeiras do gênero Aristolochia (Arisolochiaceae) contra um herbívoro generalista, a mariposa Spodoptera frugiperda (Noctuidae)

NATA PEREIRA DE SIQUEIRA, Jose Roberto Trigo
2016 XXIV Congresso de Iniciação Científica da Unicamp   unpublished
Resumo Plantas do gênero Aristolochia são defendidas quimicamente contra herbívoros generalistas por um arsenal de produtos naturais. Neste projeto estamos avaliando como defesas químicas de Aristolochia galeata e A. gigantea afetam o desempenho da larva da mariposa generalista Spodoptera frugiperda (Noctuidae). Calculamos a taxa de crescimento relativo e a taxa de consumo relativo em larvas de 4º e 5º instares se alimentando em folhas dessas duas espécies; como controle usamos folhas Ricinus
more » ... mmunis, onde S. frugiperda tem um bom desempenho. O desempenho das larvas de S. frugiperda é afetado negativamente por ambas espécies de Aristolochia. Entretanto A. galeata, que possui diterpenos tem um efeito negativo mais pronunciado sobre o generalista. Palavras-chave Desempenho larval, Aristolochia gigantea, Aristolochia galeata. Agradecimentos Agradecemos a FAPESP (2011/17708-0) e CNPq (306103/2013-3) pelo apoio financeiro.
doi:10.19146/pibic-2016-51889 fatcat:k3ougpwox5dvxagnzh3mta5764