CÂNCER – UMA DOENÇA PSICOSSOCIAL:

Silvio Eder Dias da Silva, Magaly da Rosa Almeida, Ana Carolina Américo Corrêa, Jhon Müller N. Monteiro, Paulo Júnior Cardoso Gonçalves, Rayanne Bandeira Carneiro, Samantha Chagas Arethuza Gomes, Tamara Batista Bravo, Thais Lopes do Amaral, Esleane Vilela Vasconcelos, Natacha Farias da Cunha, Poliana Alves dos Santos (+1 others)
2015 Revista Eletronica Gestão & Saúde  
O presente trabalho objetivou compreender o câncer do homem abrangendo seu lado psicossocial,trazendo à tona a cultura machista impregnada na sociedade e seus efeitos sobreo diagnóstico e recuperação desses pacientes. O estudo foi baseado principalmenteem coleta de dados de 7 artigos publicados entre os anos de 2006 a 2012, sobreos quais foi relatado o câncer no pênis, o câncer de próstata e o câncer detestículo. No contexto estudado, o câncer em homens mostrou-se especialmentenegligenciado por
more » ... afetar o símbolo da virilidade, dentro da cultura machista.Por este motivo, foi-se identificado a dificuldade do homem em procurarassistência de saúde, acompanhada de diagnósticos tardios e prejudiciais aoprognóstico. Vergonha de se submeter a práticas invasivas e medo dasconsequências da doença demonstraram ser as maiores causas para omissãomasculina mediante ajuda médica. Dessa forma, viu-se necessária investimento emcapacitação da equipe de saúde para orientação, atendimento e recuperação dessepaciente.
doaj:45df4cb1a878490bafde51805e00d7f4 fatcat:qtghjh364bamjhuwjtjtz27wda