EXPANSÃO DA SOJA E FINANCEIRIZAÇÃO DA AGRICULTURA COMO EXPRESSÕES RECENTES DO REGIME ALIMENTAR CORPORATIVO NO BRASIL E NA ARGENTINA: O EXEMPLO DA CARGILL. Soy expansion and agricultural financialization like recent expressions of the corporative..

Yamila Goldfarb
2015 Revista NERA  
No presente artigo analisaremos como as políticas neoliberais terminaram por estimular a produção de commodities, em especial a soja, e como isso fez com que as grandes corporações aumentassem suas atividades e sua influência sobre os territórios do Brasil e da Argentina. Veremos ainda como a partir da década de 2000, a produção de commodities ganha um novo impulso, em particular no caso da soja e como novos sujeitos desse boom passam a entrar em cena. O caso da soja é um dos exemplos que nos
more » ... exemplos que nos permite afirmar que a partir da era neoliberal tem início um novo padrão de circulação dos alimentos no mundo, definindo o que podemos chamar de Regime Alimentar Corporativo para o qual, mais tarde, dado o poder de atuação de grupos de investimento, passamos a propor a nomenclatura, Regime Alimentar Corporativo Financeirizado.
doi:10.47946/rnera.v0i28.3990 fatcat:yzajzvwvvfgalmpksxs5iugyiq