AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL NO PRÉ-OPERATÓRIO DE LIPOASPIRAÇÃO DE ALTA DEFINIÇÃO COM LIPOENXERTIA DO MÚSCULO RETO ABDOMINAL GUIADA POR ULTRASSOM (UGRAFT)

Paloma Salomone, Maurício Schneider Viaro
2022 Anais do Congresso Online Nutrição em Cirurgia Plástica - NUTRICIR   unpublished
A lipoaspiração de alta definição abdominal (Lipo HD) tornou-se um procedimento popular ao proporcionar um resultado mais atlético, sendo uma grande tendência entre cirurgiões plásticos e pacientes. Resultados estéticos mais naturais na Lipo HD são alcançados através da técnica UGRAFT que preconiza a lipoenxertia do músculo reto abdominal guiada por ultrassom. O objetivo deste estudo foi realizar a seleção adequada de pacientes para serem submetidos ao aumento de volume muscular através da
more » ... ca UGRAFT associada à Lipo HD para obter um aspecto mais natural e compatível com a anatomia muscular individual. Foi realizado um estudo prospectivo com 10 pacientes, com idade média de 34,8 anos. No préoperatório, os pacientes foram submetidos a bioimpedanciometria para avaliação da composição corporal. Os pacientes selecionados para o estudo foram 2 homens e 8 mulheres com IMC médio de 23,83 kg/m 2 e com avaliação da gordura segmentar no tronco classificada como acima do padrão pela bioimpedanciometria. Pacientes com gordura visceral >9 NGV foram excluídos do estudo. Ao comparar a espessura do músculo do reto abdominal pré-UGRAFT e pós-UGRAFT, observou-se um aumento médio da espessura muscular de 5,1 mm (55,7% +/-37%) com P<0,0001. Portanto, a técnica demonstrou ser uma ferramenta importante para se atingir um maior grau de definição abdominal em pacientes selecionados. A avaliação pré-operatória da composição corporal realizada através da bioimpedanciometria possibilitou a seleção adequada de pacientes elegíveis para a técnica UGRAFT. Palavras-chave: Composição corporal; assistência pré-operatória; bioimpedancia.
doi:10.54265/uxpi5617 fatcat:cwpu57tkovbb7pfsxy3we56ltu