Aceitação de suplemento hipercalórico e hiperproteico por pacientes oncológicos em um hospital escola de Pouso Alegre/MG

Déborah Gomes Dias, Andrea Tiengo, Ana Carolina Brasil e Bernardes
2020 Nutrição Brasil  
Objetivo: Desenvolver um suplemento alimentar hipercalórico e hiperproteico e verificar a sua aceitabilidade junto aos pacientes oncológicos de um hospital escola. Métodos: Foram escolhidos aleatoriamente 60 pacientes internados nas enfermarias de um hospital na cidade de Pouso Alegre/MG. Os pacientes receberam um complemento alimentar hipercalórico e hiperproteico, acrescido de triglicerídeos de cadeia média e após o consumo foi aplicado um questionário para avaliar a sua aceitação.
more » ... Observou-se aceitação do suplemento para ambos os sexos, entretanto mulheres de 18 a 70 anos atribuíram uma nota média de 6 pontos, indicando que comeriam muito frequentemente o suplemento. Os pacientes do sexo masculino com idade entre 35 e 45 anos tiveram uma melhor aderência ao suplemento e comeriam sempre, com nota média de 8 pontos. Conclusão: Os resultados sugerem que homens e mulheres aceitaram e avaliaram positivamente o produto e o quesito mais bem avaliado foi o sabor.Palavras-chave: suplementos nutricionais, desnutrição proteico-calórica, terapia nutricional.
doi:10.33233/nb.v18i3.1111 fatcat:bxzse7h56rfyhijyvgx5srgy5u