DEGRADAÇÃO DE ÁREAS DE NASCENTES NA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO DAS PITAS-MT: O QUE PENSAM OS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS?

Vanusa Mariano Santiago Schiavinato, Alfredo Zenen Dominguez Gonzalez
2020 Caminhos de Geografia  
Considerando os efeitos da degradação das nascentes na disponibilidade de recursos hídricos em Mato Grosso, a pesquisa objetivou identificar a percepção de uma amostra de pequenos produtores rurais da sub-bacia hidrográfica do córrego das Pitas sobre o manejo das suas áreas de nascentes. A metodologia utilizada compreendeu observações in loco e aplicação de questionário a produtores selecionados, intencionalmente. Os resultados indicam que a intensa ocupação da sub-bacia atingiu todas as
more » ... giu todas as nascentes estudadas, onde a diversidade de usos provocou impactos ambientais que explicam a sua atual degradação. Entretanto, a percepção dos proprietários sobre o manejo das suas nascentes é inadequada, associado, principalmente, ao baixo nível de escolaridade, falta de assistência técnica e cursos profissionalizantes, e insuficiente fiscalização das ações de proteção estabelecidas na legislação vigente. Conclui-se que é necessário propor ações prioritárias orientadas a estimular uma adequada gestão ambiental nas propriedades rurais, envolvendo os atores sociais que poderiam protagonizar a sua implementação. Palavras-chave: Ocupação; Impactos ambientais; Avaliação; Percepção.
doi:10.14393/rcg217448882 fatcat:xd2b3i3j6nei5m24zq4almfaau