DISCURSO, VARIAÇÃO E LETRAMENTOS NA ESCOLA: OS MODOS DE DIZER NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA DE NORTE A SUL PELAS CÂMERAS DO DOCUMENTÁRIO "PRO DIA NASCER FELIZ"

Francisco Renato Lima, Vanessa Raquel Soares Borges, Catarina De Sena Sirqueira Mendes da Costa
2018 Linguagens & Cidadania  
Este texto adota como objeto de estudo o documentário "Pro dia nascer feliz", de João Jardim, com o objetivo de analisar a questão da realidade da educação brasileira, de norte a sul, a partir dos aspectos teóricos de discurso, variação e letramentos que constituem os modos de ver e dizer o mundo, através da visão de mundo dos personagens. Parte-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, baseada nos estudos da sociolinguística educacional (BORTONI-RICARDO, 2004/2005) e em alguns
more » ... ndamentos teórico-legais do ensino da Língua Portuguesa. A análise evidencia problemas que emergem, principalmente das condições socioculturais dos protagonistas da história – professores e alunos -, os quais dizem, a seu modo, as reais condições que vivenciam na escola, a qual se tornou um espaço de conflitos, disputas e divergências sociais, que estão imbricadas na fala de cada sujeito.
doi:10.5902/1516849229662 fatcat:qq5intnrx5h5nmxhph2l7p57vu