Educação católica, ciências e educação: a urgência do "Instrumentum Laboris" | Catholic education, sciences and education: The urgency of "Instrumentum Laboris"

Samuel Mendonça
2018 Reflexão  
O artigo tem como objeto a demonstração da urgência do "Instrumentum Laboris" no debate acerca da ciência e da educação. O problema do artigo consiste na pergunta: há sentido em se trabalhar com o "Instrumentum Laboris" para se colocar a educação no debate com a ciência? Como hipótese, argumentase que a superação de uma ciência fragmentária reivindica uma educação integral, comprometida com o desenvolvimento harmônico das qualidades do ser humano, de modo que o "Instrumentum Laboris" oferece
more » ... Laboris" oferece resposta aos tempos atuais sobre ciência e educação. O método consiste em pesquisa bibliográfica e análise documental. Como resultados, destacam-se diversos preceitos educativos do "Instrumentum Laboris", como o papel da investigação, a formação de professores, o diálogo, a atitude e, fundamentalmente, a coerência. Estes preceitos evidenciam desafios para o desenvolvimento da Educação Católica e também do desenvolvimento da ciência, de modo que se possa ter uma ciência que abarque a dimensão da ética e uma perspectiva antropológica, que dão conta de fazer avançar a vida humana.
doi:10.24220/2447-6803v43n1a4221 fatcat:l7ozhc6m7bf5hbc2pgqibtxxrm