Da defesa e segurança à destreza e a eficiência: Schützenverein Blumenau e a emergência uma cultura física em Blumenau (1859-1910)

Heitor Luiz Furtado, Evelise Amgarten Quitzau, Marcelo Moraes e Silva
2022 Revista da ALESDE  
O presente artigo tem como objetivo compreender o papel das sociedades de tiro na emergência de uma cultura física na cidade de Blumenau. As fontes utilizadas foram o jornal Blumenauer Zeitung, além de imagens, estatutos e atas da Schützenverein Blumenau. As análises evidenciam que a instituição ocupou lugar de destaque na difusão dos elementos da cultura física por meio de diferentes atividades como práticas de tiro, bailes e desfiles, além de indicar que as competições de tiro favoreceram
more » ... los mais sutis de educação do corpo. Em relação a essa maior perícia acrescentava-se a elegância, o porte, o respeito às regras do decoro, caminhando cada vez mais da defesa e segurança para uma maior eficiência e habilidade no uso das armas de fogo. Assim a Schützenverein Blumenaucontribui de forma decisiva para a emergência de uma cultura física entre os habitantes de Blumenau.
doi:10.5380/jlasss.v14i2.87906 fatcat:exwwggnoj5dktiz5lvbvo2d7oq