Caracterização do processo de cicatrização cutânea por segunda intenção em búfalos (Bubalus bubalis)

Carla Danielle Cordeiro da Silva, Raimundo Siqueira Nascimento Junior, Laura Jamile Paredes, Talita Bandeira Roos, Milton Begeres de Almeida
2014 Brazilian Journal of Veterinary Medicine  
A cicatrização da pele é um processo complexo que se inicia no momento da injúria e pode ser influenciada por inúmeros fatores relacionados ao animal e ao ambiente. Objetivou-se demonstrar as características da cicatrização de pele por segunda intenção na espécie Bubalus bubalis, comparando-a com a espécie bovina. Foram retirados fragmentos de pele de bubalinos e bovinos e deixados cicatrizar por segunda intenção, sendo acompanhados os aspectos macroscópicos e microscópicos durante o processo.
more » ... urante o processo. Macroscopicamente, a contaminação bacteriana, caracterizada pela exsudação purulenta foi mais evidente nos bovinos, quando comparado aos bubalinos. A microscopia confirmou este aspecto, quando demonstrou um infiltrado neutrofílico mais intenso e persistente naquela espécie. A coloração de Tricrômico de Masson demonstrou que a fibroplasia evoluiu de forma semelhante nas duas espécies. O tamanho médio das feridas foi significativamente menor (p<0,05) a partir do 14o dia nos bubalinos, tendo a cicatrização ocorrido mais brevemente nesta espécie.
doaj:ef3d0371bb1042d8a387ab61a2065592 fatcat:2dq2mtlh7bfhjgoek66a5yzj34