Contribuições de Enfermagem para o acesso à saúde da pessoa surda

Tânia Beatriz Gaspar de Sousa, Larissa Kerlly Costa Pinheiro, Ana Patricia Fonseca Coelho Galvão, Nailde Melo Santos, Marenilde Alves de Souza Melo, Caroline Valicheli de Matos Martinelli, Cláudia Regina Silva dos Santos Cunha, Laruenne Sousa Moraes Milhomen, Wildilene Leite Carvalho, Suelen Pacheco Chaves, Joelmara Furtado dos Santos Pereira, Clice Pimentel Cunha de Sousa (+1 others)
2022 Research, Society and Development  
A Língua Brasileira de Sinais – Libras, foi reconhecida nacionalmente como a segunda linguagem oficial do país, ainda assim, a pessoa com deficiência auditiva vivencia a frequente descaracterização identitária resultante da dificuldade de comunicação com a sociedade majoritariamente composta por ouvintes. Tais obstáculos expõem a pessoa surda às situações de vulnerabilidade e risco social, a destacar o acesso aos serviços de saúde, indispensáveis para a manutenção da integridade física,
more » ... e social do ser humano. Portanto, o presente trabalho objetiva entender como a equipe de enfermagem pode contribuir para o acesso à saúde da pessoa surda. Trata-se de uma revisão de literatura do tipo integrativa e de abordagem qualitativa, através da busca bibliográfica nas bases científicas LILACS, MEDLINE, BDENF e SciELO, e análise dos estudos publicadas na íntegra, de 2011 a 2021, no idioma português do Brasil, a fim de limitar as informações coletadas à realidade brasileira. As pesquisas utilizadas para elaboração deste artigo evidenciam a dificuldade de comunicação do surdo no momento das consultas de enfermagem, impactando negativamente no acolhimento e continuidade da assistência desse paciente. Conclui-se que o enfermeiro tem muito a contribuir para a garantia do direito social à saúde, comumente negado à pessoa surda. Entretanto, para que se possa ofertar um serviço integral e eficiente, o profissional de enfermagem deve capacitar-se para tal.
doi:10.33448/rsd-v11i8.26940 fatcat:ekaypc5r4bewvfvnh2k32wcgi4