Como as festas de terreiro ajudaram a construir o prestígio e o status do Rei do Candomblé Joãozinho da Goméia entre São Caetano e Duque de Caxias (1948-1971)

Andrea Dos Santos Nascimento
2021 Periferia  
João Alves Torres Filho foi o nome civil do pai de santo Joãozinho da Goméia queconstruiu uma trajetória de sucesso no panteão das religiões afro-brasileiras entre 1948 e 1971. Oinicio deste caminho se dá em Salvador onde era conhecido pelo nome de João da Pedra Preta porconta do caboclo que o inseriu nos mistérios do candomblé e o transformou em uma aclamadaliderança afro-religiosa. O intuito deste artigo é apresentar parte do projeto de ascensão social dePai João centrado nas festas que
more » ... ciam no terreiro de São Caetano(Salvador) e Duque deCaxias na Baixada Fluminense. Eram festas especificas para Iansã, Obaluaê, Oxossi; para oCaboclo Pedra Preta e festas de saídas de Iaôs, onde o pai de santo negociava status, poder eprestígio com chefes de polícia, delegados, militares de alta patente, políticos influentes, artistas,gente do café soçaite carioca, lideranças candomblecistas e chefes de tendas umbandistas. Por meiodesta análise podemos exemplificar como Pai João construiu um Império religioso chamadoGoméia, e como a imprensa dá visibilidade a este Império, transformando-o em Tata Londirá, umarealeza do panteão afro-religioso.
doi:10.12957/periferia.2020.54835 fatcat:leyh2fpwmrcrtjdgmbhgdv47i4