Seminários Odontológicos: desenvolvendo o conhecimento, a pesquisa e o senso crítico

Flávia Akemi Nakayama Henschel, Camila Fernanda Vasconcelos, Carla Militão Ricken, Laura Moretto Molina, Letícia Caselato Ceron, Maicom Colombo Júnior, Weslley Souza Petyk, Daniela Suemi Kamikawa, Gabriela Steckel Neme, Maria Eduarda Fernandes, Mariana Podadeiro Andrade, Ana Elisa de Carvalho Manholer (+6 others)
2021 Research, Society and Development  
O seminário odontológico é um sistema de educação integral que permite ao aluno um conhecimento enriquecedor de diferentes assuntos, além de proporcionar formas adequadas de interdisciplinaridade. O objetivo é propiciar ao aluno melhor desenvoltura na elaboração, apresentação e oratória de seminários, promovendo a capacidade de pesquisa e a sistematização de fatos e raciocínios a respeito de assuntos da área odontológica. Além disso, o desenvolvimento de seminários permite o aprimoramento da
more » ... ilidade de falar em público e redução da ansiedade, resultando em uma consequente melhora no desempenho do aluno. Nesse sentido, este artigo tem, como finalidade, relatar a experiência da atividade desenvolvida pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá durante o ano de 2019, que visa à complementação da formação do petiano, denominada "Seminários Odontológicos". Os integrantes são organizados em grupos para o desenvolvimento dos seminários, relacionados à Odontologia. A atividade é aberta à toda comunidade acadêmica e a sua divulgação é realizada por meio das redes sociais. Os petianos, mediante a apresentação dos seminários, garantem uma formação interdisciplinar, interagindo com convidados e docentes, aumentando o interesse e o conhecimento por assuntos de cunho odontológico. Além disso, há o desenvolvimento da visão crítica através da experiência de banca avaliadora. É possível dizer que as ações interdisciplinares oportunizam experiências diferenciadas em um cenário inovador de ensino e aprendizagem. Esse contexto contribui para a formação dos futuros cirurgiões-dentistas, preparados para proceder atividades de forma humanizada e interligada com a capacidade de apresentação ao público.
doi:10.33448/rsd-v10i2.12298 fatcat:rhlstxrlqzacpidgw57te2ox24