Avaliação de proteínas do cardápio de uma empresa privada em relação ao recomendado pelo programa de alimentação do trabalhador

Leonan Silva Hernandes, Kamila de Oliveira do Nascimento
2020 Research, Society and Development  
A alimentação oferecida pelo serviço de Alimentação e Nutrição de uma empresa é de extrema importância na garantia de qualidade de vida e produtividade do trabalhador. O objetivo deste trabalho foi analisar a qualidade dos cardápios oferecidos por uma UAN (Unidade de Alimentação e Nutrição) de uma empresa durante 30 dias corridos. Utilizado como parâmetro o PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) que foi criado com o objetivo de promover a saúde do colaborador através de sua alimentação.
more » ... sua alimentação. Os parâmetros analisados foram calorias ofertadas, combinações do cardápio, Npu e Ndpal e Ndpal%. Para saber se estavam adequados foram analisados o almoço que era servido de forma self-service sendo porcionada apenas a opção proteica, sucos e sobremesas. Concluiu-se que as calorias oferecidas em todos os dias estavam acima do recomendado e os valores de Ndpcal% um pouco acima da metade dos dias analisados se encontravam adequados. Isto sugere que o cardápio oferecido de uma UAN pode ao invés de promover a saúde do colaborador, pode piorar fazendo com que haja um aumento de peso e consequentemente de doenças crônicas não transmissíveis.
doi:10.33448/rsd-v9i11.9765 fatcat:kebzasqrp5arbijnqxho3eq2ru