A UTILIZAÇÃO DA CHARGE COMO ESTRATÉGIA COMUNICATIVA NAS CARTILHAS POPULARES DA "CAMPANHA NACIONAL CONTRA A ALCA" NO BRASIL. 1

Rozinaldo Antonio, Miani
unpublished
Resumo. A "Campanha Nacional contra a Alca" representou uma importante vitória política das entidades e organizações populares contra os interesses do imperialismo estadunidense na América Latina. No Brasil, além da realização de um plebiscito em setembro de 2002, a produção de cartilhas populares se caracterizou como uma das mais importantes estratégias formativas utilizadas pelas entidades organizadoras da referida campanha, em especial para denunciar os reais objetivos dos EUA com a Alca.
more » ... EUA com a Alca. Além de textos analíticos com alto teor informativo, as cartilhas traziam ainda várias charges para ajudar na compreensão política e também para apresentar de maneira visual, com ludicidade e humor, os diversos temas abordados. Neste artigo, nosso objetivo principal será analisar a utilização da charge como estratégia comunicativa nas cartilhas populares produzidas no contexto da "Campanha Nacional contra a Alca" no Brasil. Palavras-chave. Alca. Cartilhas populares. Charge. Comunicação popular. Cidadania ativa. Abstract.
fatcat:tcqxs6xj55ebfghekv7tspau4u