Projeto de extensão trânsito seguro: prevenindo traumas através da educação

Lady Jane da Silva Macedo, Isabella Pires Gomes Mendes, Igor dos Santos Cavalcante, Evandro Cavassani Gimenes, Nadine Gabrielle dos Santos Rigamonte, Tom Ravelly Mesquita Costa, Paulo Cesar Monteiro Florêncio, Natalya de Carvalho Lima, Lucas de Carvalho Techi, Eryka Borge Pinto, Luciana Catarine Monteiro, Ivan Rodrigues Silva (+2 others)
2020 Research, Society and Development  
Os acidentes de trânsito são causas importantes de morbimortalidade, representando a principal causa de morte entre as pessoas de 15 a 29 anos. A maioria dos agravos causados por esses acidentes são evitáveis, por conta disso essas ocorrências necessitam de políticas e estratégias direcionadas para prevenção de traumas no trânsito. A educação de saúde é uma ferramenta central nesse processo, pois proporciona conscientização e transformação dos indivíduos. O projeto de extensão "trânsito seguro:
more » ... prevenindo traumas através da educação" teve como objetivo promover a prevenção de acidentes de trânsito no município de Parnaíba - PI, a partir da execução de atividades educativas lúdicas com crianças e adolescentes. O projeto foi aplicado por 18 estudantes do curso de medicina da Universidade Federal do Vale do Parnaíba e do Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba membros da Liga Acadêmica de Trauma, Urgência e Emergência (LATURE). Nesse sentido, tendo em vista que os acidentes de trânsito são um grande problema de saúde pública no Brasil, pode-se afirmar que ações de prevenção a esses traumas, sobretudo inseridas de maneira lúdica e abordadas de forma prática são bastantes úteis no aprendizado concernente à saúde. Como ocorreu, os objetivos educacionais foram alcançados e o projeto alcançou impacto positivo no público-alvo.
doi:10.33448/rsd-v9i9.7731 fatcat:beufb33opnbo7jv3ewmh2hyyw4