QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SISTEMA AQUÍFERO BARREIRAS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO TUCUNDUBA - BELÉM/PA

Fabíola Magalhães de Almeida, Milton Antonio da Silva Matta, Erika Regina França Dias, Desaix Paulo Balieiro Silva, Andrei Batista de Figueiredo
2004 Revista Águas Subterrâneas  
O Sistema Aqüífero Barreiras, ocorrente na bacia do Tucunduba – Belém/PA, teve suas águas analisadas em termos físico-químico e bacteriológico, como parte das atividades de projeto de pesquisa desenvolvido pela UFPA e financiado pelo Governo do Estado do Pará. Para o estudo, as análises foram baseadas na amostragem de 20 poços de águas subterrâneas, com análise de 22 parâmetros físico-químicos e bacteriologia qualitativa. Foram confeccionadas: tabelas, gráficos e mapas de curvas de isovalores.
more » ... s resultados mostraram que as águas desse sistema aqüífero são, de uma maneira geral, boa para consumo humano. Algumas exceções pontuais mostraram valores de cor, turbidez ferro e nitrato acima das concentrações permitidas pela legislação vigente. Os valores anômalos de Ferro (Fe) e nitrato (NO3) estão sendo interpretados como características do próprio sistema aqüífero, contaminações por efluentes líquidos (principalmente esgotos domésticos) nas águas superficiais que interagem com as águas subterrâneas, somadas à presença de fossas negras e ajudadas pela inexistência de saneamento básico, respectivamente. A construção de poços de captação fora dos padrões técnicos também contribui para a contaminação das águas produzidas.
doaj:39b287ffb173419e9bcfeea11492714c fatcat:l5fxhbuqenbfzl2q3uvujgqs4u