Cronotopo e Trabalho Docente na Pandemia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Marcella Suarez Di Santo, Natália Queiroz de Oliveira Souto, Fabrícia Teixeira Borges
2022 Research, Society and Development  
Neste artigo, analisamos o conceito bakhtiniano de cronotopo na organização do trabalho docente ao longo da pandemia da COVID-19, em dois sistemas de educação brasileiros: a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF, que atende todo o Distrito Federal na Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica – EPT, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG, que atende prioritariamente a Educação Básica, em especial o Ensino Médio integrado à EPT, e
more » ... o Ensino Superior. As duas instituições elaboraram, ao longo da pandemia, documentos direcionadores e orientadores da organização do trabalho docente em contextos de sala de aula remotas, tendo, por um lado, cronotopos ora definidos e delimitadores da atuação docente, ora abertos e pouco direcionados, instalando ambiguidades nos objetivos pedagógicos no contexto da sala de aula remota. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma análise documental da orientação ao trabalho docente durante a pandemia nos anos de 2020 e 2021. Como resultados, observamos a complexidade envolvida na tarefa de orientação ao docente, os tempos e espaços de docência e os objetivos educacionais.
doi:10.33448/rsd-v11i17.39032 fatcat:noilqarndnau7a3jgkdtunqhha