Visitantes e visitados: proposta de roteirização dialogal para os fortes e fortalezas da Baía de Guanabara (Rio de Janeiro, Brasil)

Marisa Egrejas, Aginaldo César Fratucci, Roberto Bartholo
2020
Neste artigo discute-se a construção da 'roterização dialogal', uma abordagem diferente no desenho de rotas turísticas. Os conceitos de 'turismo situado' e de 'turismo como um veículo para o encontro', deram o suporte teórico para este artigo. O projeto Roteiros dos Fortes, que visa criar um elenco de roteiros de visitação turística em seis fortificações históricas da Baía de Guanabara, em andamento, constitui o suporte empírico deste estudo. Primeiramente, apresenta-se um breve panorama
more » ... co que mostra a interconexão entre as fortificações e a cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Na sequência, apresentam-se as fases do projeto e discutem-se os aspetos mais importantes da metodologia Roteirização Dialogal. Na parte final, advoga-se pela consideração dos sítios turísticos como sítios simbólicos e ressaltamos a responsabilidade dos envolvidos, em desenvolverem roteiros coerentes com a ética local e com os contextos dos sítios.
doi:10.34624/rtd.v1i21/22.11099 fatcat:prudjiienbchdau2kgb37ife3y