HÁ SINCRONISMO ENTRE OS CONTEÚDOS CONCEITUAIS AVALIADOS NOS ITENS DE QUÍMICA DO ENEM E AQUELES PROPOSTOS NO CURRÍCULO ESTADUAL PAULISTA?

Elisa De Oliveira Silvério Ciszevski, Eduardo Carvalho de Sousa, Elaine Pavini Cintra
2019 Investigações em Ensino de Ciências  
Este artigo apresenta os resultados de uma investigação documental e empírica que verificou a extensão com que o Currículo prescrito do Estado de São Paulo e o material oferecido aos discentes, pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, podem subsidiar na construção de conhecimentos de química avaliados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Sob o ponto de vista dos conteúdos conceituais da referida área do conhecimento, constatou-se que o material investigado atende parcialmente às
more » ... nde parcialmente às solicitações das provas aplicadas no período de 2009 a 2013. A partir da análise dos microdados do ENEM foi possível identificar a porcentagem de acerto dos itens de química analisados obtida pelos discentes das escolas públicas estaduais do Estado de São Paulo às quais é disponibilizado o referido material didático. Observou-se que, de forma geral, em todas as subáreas da química a taxa de acerto desses respondentes é relativamente baixa, indicando uma necessária reflexão sobre a relevância deste exame para esse público.
doi:10.22600/1518-8795.ienci2019v24n3p244 fatcat:tuxoybjh5beunlylwsqcbza42y