Lesões causadas pelo uso de cigarro eletrônico: revisão integrativa

Barbara Beatriz Lira da Silva, Ana Klara Rodrigues Alves, Lívia Filomena Castelo Branco Machado, Edmar José Fortes Júnior, Cindy Moura Dias de Araújo, Mariana Fagan Peyrot, Pâmela de Sousa Melo, Iluska Guimarães Rodrigues, Luiza Emiliana Queiroz Bucar, Camila Kizzy Trindade Oliveira, Danielle Sotero Fortes Carvalho, Maria Clara Martins Costa (+3 others)
2021 Research, Society and Development  
Milhares de usuários de cigarros eletrônicos, predominantemente homens com idade entre 13 e 34 anos, desenvolveram sintomas respiratórios, gastrointestinais e sistêmicos após a vaporização. Visto isso, o presente estudo tem como objetivo descrever as consequências e lesões do uso de cigarros eletrônicos. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, onde se adotou a revisão integrativa da literatura, que conforme Galvão (2012), é uma construção de uma análise ampla da literatura com passos
more » ... -definidos uma vez que ela contribui para o processo de sistematização e análise dos resultados, visando a compreensão de determinado tema, a partir de outros estudos independentes. Realizado através da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) nas bases de dados do Pubmed e Medline, usando os cruzamentos dos descritores em inglês "Electronic cigarette", "Consequences", "Vaping". Os danos do CE à saúde cardiovascular mostram que os consumidores dos dispositivos estão mais expostos ao infarto agudo do miocárdio e doenças cerebrovasculares. O consumo de CE tem sido associado ao aumento da resistência das vias aéreas periféricas e da fração de óxido nítrico exalado, com características semelhantes aos efeitos da fumaça do tabaco, e à lesão pulmonar associada ao uso de produtos de CE. Além disso, a maioria dos jovens usuários de CE relata o uso de politabaco. Os cigarros eletrônicos e seus tóxicos liberados parecem prejudiciais a vários sistemas orgânicos, embora o corpo de evidências atual seja limitado, especialmente em termos de efeitos de longo prazo. Mais pesquisas são necessárias com foco em nas suas consequências, constituintes do e-líquido, características do usuário e padrões de uso.
doi:10.33448/rsd-v10i16.23137 fatcat:5dpmignkq5fcreotcrrh7o3smm