Agroecologia no Projeto Rondon-Amazônia Oriental, Esperantina (Tocantins) Agroecology in Rondon Project-Amazon Oriental, city of Esperantina (Tocantins)
Adriana Pellegrini, Ufrrj
unpublished
Resumo: O presente trabalho é fruto da vivência de uma equipe multidisciplinar integrada por universitários e professores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no município de Esperantina (Tocantins), através do PROJETO RONDON-Operação Amazônia Oriental/2007. O seu objetivo é fazer uma análise descritiva dos projetos locais com princípios agroecológicos e sua intersecção no plano social e ambiental com os aspectos técnico-econômico e político. Percebeu-se a influência e importância da
more »
... implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) para o desenvolvimento da agroecologia e sensibilização da comunidade através destes projetos. Os benefícios se apresentam com o fortalecimento da agricultura familiar, preservação e recuperação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida da população. Palavras-chave: projeto Rondon, sistemas agroflorestais, extensão universitária. Abstract: This paper is a result from an multidiciplinary team constituted by undergraduate students and teachers from Universidade Federal do Rio de Janeiro, in Esperantina (Tocantins) County, through Rondon Project-Amazon Oriental Operation (2007). It´s main objective is to perform a descriptive analysis of the local projects with agroecology principles and its intersection in the social and environmental plan with technical-economical and pollitical aspects. The importance of generating Agroforestry System was realized, especially to agroecology development and communities understanding trough this projects. The benefits are presented with familiar agriculture improvement, environmental recovery and protection and a better quality of life for the population. Key words: Rondon Project, agroforestry system and college extension. Introdução O Projeto Rondon é uma ação coordenada pelo Ministério da Defesa que tem como missão integrar o estudante universitário, a partir da realização de atividades voluntárias, nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania, visando à diminuição de desigualdades sociais e regionais. Considerando-se as diretrizes do projeto foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro um plano de trabalho direcionado ao desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável e à inclusão social para um município que se insere numa região que exibe profundamente as marcas de um processo histórico de ocupação e exploração, onde os projetos de integração do território deixaram impactos ecológicos e sociais extremamente marcantes. Nesse contexto, se justifica a atuação a partir da perspectiva do desenvolvimento rural, baseada em princípios agroecológicos e levantamento específico dos sistemas agroflorestais locais. Resumos do V CBA-Desenvolvimento Rural 166 Rev. Bras. de Agroecologia/out.
fatcat:jmcst4x6snduboka2ujsoholqa