Prospecção de águas subterrâneas em Morfoestruturas Anelares que controlam os Sistemas Aquíferos da Bacia do Paraná, no Rio Grande do Sul (RS)

Nelson Amoretti Lisboa, Norberto Dani, Pedro Antonio Roehe Reginato
2022 Revista Águas Subterrâneas  
A interpretação visual de pares estereoscópicos obtidos a partir da imagem Google Earth Pro, em diferentes escalas, propiciou o reconhecimento de diversas morfoestruturas anelares na Bacia do Paraná, no Rio Grande do Sul cuja geometria é essencial para a locação de sítios favoráveis à captação de água subterrânea. O estudo efetuado resultou no reconhecimento de cinco megadomos e sete morfoestrutuas anelares com diâmetros entre 10 e 20km. Estas morfoestruturas foram analisadas em função de
more » ... s de drenagem e mapeamento de "dipslopes", visando a identificação de sítios positivos ou negativos para a acumulação de água subterrânea. A metodologia foi testada através de dados de poços localizados em três morfoestruturas (duas localizadas na região de Quaraí, uma na região de Muitos Capões) para validação da metodologia proposta. Os resultados encontrados indicaram que em domos e antiformes, o centro da estrutura e suas proximidades são negativos para a captação de água subterrânea, enquanto que em bacias e sinclinais o centro e proximidades da estrutura são sítios positivos. Também as bordas das morfoestruturas com padrão de drenagem anelar, tanto domos como bacias, delimitadas por padrão de drenagem anelar, consistem em sítios positivos.
doi:10.14295/ras.v36i2.30174 fatcat:an5zmfclyvgilabozo7y37spo4