Práticas de Educação Ambiental na agricultura familiar: estudo de caso em cooperativa de agricultores no bairro Mucunã, Maracanaú (CE)

Joelma dos Santos Dias, Janacinta Nogueira de Sousa, Rifandreo Monteiro Barbosa, Franklin Aragão Gondim
2022 Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA)  
A Educação Ambiental (EA) é precursora das questões relacionadas aos problemas ambientais, objetivando uma relação harmônica e equilibrada entre o homem e o meio ambiente. Tem sido utilizada como uma ferramenta para promover conscientização ambiental, neste caso, com agricultores através de práticas de EA. Neste estudo, partiu-se do pressuposto que a Agroecologia e a Educação Ambiental podem ser reconhecidas como áreas fundamentais para o desenvolvimento do cooperativismo agrícola propondo
more » ... ras com a organização da sociedade e com o modelo convencional de agricultura. O objetivo deste estudo é evidenciar as contribuições da assistência técnica prestada à cooperativa de agricultores da comunidade Mucunã (Maracanaú – CE) para o fortalecimento de práticas sustentáveis na agricultura. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e exploratória descrevendo as ações de Educação Ambiental com produtores rurais da Cooperativa de Agricultores e Criadores de Maracanaú (COOPACRIM), no ano de 2019. Com isso, concluiu-se que o cooperativismo aliado às práticas agroecológicas tem se demonstrado como ferramentas importantes para a emancipação econômica e política da população que vive nos espaços rurais. Identificou-se também que práticas de Educação Ambiental contribuem para o desenvolvimento sustentável.
doi:10.34024/revbea.2022.v17.12042 fatcat:o3kelp33ynagveqhe6k54mxg7u