Crochetagem miofascial no tratamento de cicatrizes de pacientes com sintomas musculoesqueléticos

Bruna Aparecida Iga, Francisco Martins Arrojo Junior, Gabriel Gustavo Andrade Chum, Ivan Luiz Pavanelli, Kelvin Anequini Santos, Paulo Roberto Rocha Júnior, Bruno Gonçalves Dias Moreno
2019 Fisioterapia Brasil  
O Brasil apresenta altas taxas de cesariana, uma das maiores do mundo. Com essa predominância, ocorre consequentemente o aumento das cicatrizes. A técnica de crochetagem tem como objetivo tratar tensões musculares e fasciais, liberando aderências encontradas em patologias ortopédicas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da crochetagem miofascial sobre a intensidade de dor, sensibilidade, amplitude de movimento e temperatura de superfície, quando aplicada sobre cicatriz de cesariana.
more » ... triz de cesariana. Para o estudo foram selecionadas 26 mulheres, matriculadas em cursos da área da saúde da universidade, com idade ≥ 18 anos, que realizaram tal cirurgia. As mesmas foram avaliadas e receberam aplicação da técnica, retornando no dia subsecutivo para a reavaliação. A flexibilidade foi avaliada pelo teste de "Teste do Sentar e Alcançar", avaliação da dor do local através da algometria e para análise térmica foi utilizado um sistema imageador. Os resultados demonstraram uma diminuição da intensidade de dor (p = 0,0001), dor ao movimento (p = 0,0001), flexibilidade (p = 0,01) e a avaliação da temperatura no local dos sintomas não teve alterações (p = 0,70). A crochetagem miofascial contribuiu para a diminuição da sensação de dor, assim como a sensibilidade vertebral correspondente ao dermátomo, e foi observado um ganho considerável na flexibilidade da amostra estudada.Palavras-chave: sistema musculoesquelético, terapia manual, fáscia, cicatriz, cesárea.
doi:10.33233/fb.v20i2.2845 fatcat:bqpqj3sxafdlnj5cu5dwk7zne4