A política de capitalização latifundiária da reforma agrária no Vale do Rio São Francisco: um estudo no projeto de assentamento Catalunha (PE, Brasil, 1980-1998)

Franciel Coelho, Luz De Amorim
unpublished
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar a aplicação da política de reforma agrária no projeto de assentamento Catalunha, no município de Santa Maria da Boa Vista/PE, sertão do vale do rio São Francisco. A investigação concentra-se na questão da terra a partir dos aspectos históricos e sociais da fruticultura irrigada, bem como da crise vivenciada por esta atividade econômica na década de 1990, contexto em que se inseriu a política da reforma agrária. Adotando o método histórico de
more » ... istórico de pesquisa, por meio do materialismo dialético, investigamos quais as motivações econômicas que levaram à implantação do projeto de assentamento Catalunha e como esta política reformista do velho Estado brasileiro impactou econômica e socialmente a realidade camponesa da região. Investigaremos como, no caso em estudo, a política de reforma agrária implantada não foi para dar solução ao problema camponês, passando senão de um mero mecanismo a serviço dos latifundiários, os quais se utilizaram da lei de reforma agrária para capitalização da Fazenda falida por meio de uma milionária desapropriação. Palavras-chave: Agricultura irrigada. Reforma agrária. Desapropriação milionária. Problema camponês. _______________________________________________________________________________________ Introdução O Vale do rio São Francisco 1 é um polo de produção agrícola da fruticultura irrigada referenciado nas cidades de Juazeiro-BA e Petrolina-PE. Além dessas duas cidades, se 1 A região também é conhecida ou denominada como "Submédio do São Francisco". Além de abranger geograficamente as margens do rio São Francisco, tem na agricultura irrigada sua principal atividade econômica de exportação.
fatcat:bwzmi2knwfhavllenj3efsyhvu