Efeito de carrapaticidas/inseticidas "pour-on" sobre adultos do besouro coprófago africano Onthophagus gazella Fabr. (Coleoptera:Scarabaeidae)

Ivo Bianchin, Rafael G.O. Alves, Wilson W. Koller
1998 Anais da Sociedade Entomológica do Brasil  
Em 1989, o besouro Onthophagus gazella Fabr. foi importado dos Estados Unidos, para compor o programa de controle integrado de helmintos e da mosca-dos-chifres, Haematobia irritans L. Por não se ter conhecimento de que os piretróides ou os seus resíduos, quando eliminados pelas fezes, poderiam estar afetando o besouro africano, testaram-se alguns inseticidas "pour-on" que vêm sendo utilizados no combate à mosca-dos-chifres. Quinze animais machos, Nelore com cerca de 24 meses de idade, foram
more » ... de idade, foram distribuídos, aleatoriamente, em cinco grupos de três animais cada um. Um desses grupos não foi tratado, servindo como controle. Os demais foram tratados, respectivamente, com Alfametrina, Cialotrina, Deltametrina e Flumetrina. Amostras de fezes (cerca de 100 gramas), coletadas diretamente do reto de cada animal, foram colocadas, separadamente, em recipientes de vidro de 500 ml e mantidas em laboratório. Em cada um destes recipientes foram colocados 10 adultos de O. gazella, para avaliar sua sobrevivência após 1, 4, 8, 11, 15 e 18 dias do tratamento dos animais. Observou-se que ocorreu mortalidade de besouros significativamente superior (P<0,01) em todos os produtos utilizados quando comparados ao grupo controle e, que a mortalidade foi maior até o 8º dia após o tratamento dos animais. Após este período a mortalidade de besouros decresceu apesar de continuar sendo significativamente superior (P<0,01) à do grupo testemunha até o 18º dia. Observou-se também que não houve diferença significativa (P>0,01) na mortalidade de besouros entre os produtos utilizados.
doi:10.1590/s0301-80591998000200014 fatcat:wzvojg4hwjgvvpe3pcrp6fn6ke