Educação continuada: limpeza e desinfecção de superfícies em serviço de saúde, relato de experiência

Karla Brandão de Araújo, Erika Oliveira Abinader, Glaucia Alvarenga de Araújo, Victor Hugo da Silva Xisto, Samirames da Silva Fleury, Claudete Araújo Marques
2020 Research, Society and Development  
Objetivo: relatar ação desenvolvida por equipe multiprofissional de saúde de um Instituto Federal quanto à educação continuada ofertada aos terceirizados que atuam na limpeza e desinfecção de superfícies do setor de saúde da instituição. Método e materiais: Trabalho descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência. Para o planejamento do treinamento foi utilizado a estratégia do Arco de Maguerez. A implementação da ação foi permeada por aula expositiva, roda de conversa e aula prática.
more » ... e aula prática. Resultado: Participaram 14 colaboradores terceirizados, o treinamento se configurou em uma importante ferramenta de biossegurança fomentando a autonomia no desempenho profissional e a reorientação do processo de trabalho. Considerações finais: Os resíduos de saúde possuem grande potencial para proliferação de doenças quando gerenciados inadequadamente podendo acarretar riscos aos trabalhadores e colaboradores que atuam em serviços de saúde. Promover educação continuada sobre gerenciamento dos resíduos de saúde corrobora para redução de possíveis impactos ambientais e sociais decorrentes de seu manejo incorreto.
doi:10.33448/rsd-v9i9.7207 fatcat:pqusb2ydubeorasndzamryklkq