INFLUÊNCIA DOS FATORES GEOLÓGICOS, GEOMORFOLÓGICOS E ANTRÓPICOS DA PRODUÇÃO DE FLUXO DE BASE EM PEQUENAS BACIAS HIDROGRÁFICAS NA APA CACHOEIRA DAS ANDORINHAS, OURO PRETO (MG)

Josefa Clara Monteiro, Luís De Almeida Prado Bacellar
2014 Revista Brasileira de Geomorfologia  
Apesar de sua relevância para a segurança hídrica da região metropolitana de Belo Horizonte a área da Área de Proteção Ambiental Estadual da Cachoeira das Andorinhas (APA/CA) ainda é carente de estudos detalhados quanto à disponibilidade hídrica superfi cial e subterrânea. Neste trabalho objetivou-se estabelecer a infl uência da geologia, geomorfologia e uso da Terra no potencial hídrico de pequenas bacias hidrográfi cas situadas na APA/CA. Foram selecionados três pares de bacias, cada par com
more » ... ondições geológicas e geomorfológicas semelhantes, mas com graus distintos de interferência antrópica. Utilizando-se dados de chuva e vazão, obtidos durante um ano hidrológico (Julho/2006-Julho/2007), estabeleceram-se os regimes pluvio-fl uviométricos e determinaramse alguns parâmetros hidrológicos, como o fl uxo de base pela técnica smoothed mínima e o coefi ciente de recessão (α) pela técnica matching strip. A análise conjugada destes parâmetros, de índices morfométricos e de dados físico-químicos das águas indicam que as bacias em áreas de relevo mais suave tendem a apresentar menores coefi cientes de recessão e maiores volumes de fl uxo de base. Portanto, nestas áreas o potencial hídrico é maior, já que a vazão das drenagens se mantém por mais tempo na estação seca. O relevo mais suave, com solo mais espesso e maior tempo de trânsito das águas subterrâneas, também justifi cam as águas mais redutoras e com maiores condutividades elétricas. Os dados também sugerem que as bacias da área com maiores proporções de fl orestas tendem a apresentar Informações sobre o Artigo Data de Recebimento:
doi:10.20502/rbg.v15i2.398 fatcat:lkcor242gzbrrea43q2moxvroe