PARA UMA LEITURA NÃO-BIOGRÁFICA DA OBRA DE MÁRIO DE SÁ-CARNEIRO (E UMA APRECIAÇÃO DE «O MODERNISMO EM MÁRIO DE SÁ-CARNEIRO» DE FERNANDO CABRAL MARTINS)

Anthony Soares
2019
Este artigo pretende sublinhar a importância de entender a obra de Mário de Sá-Carneiro através de uma leitura atenta da sua produção literária que não procura provas da "veracidade" dessa leitura na biografia do poeta do Orpheu. Partindo de uma análise do trabalho crítico de Fernando Cabral Martins, levanta-se a problemática de deturpar uma análise de crítica literária com abordagens influenciadas por normas de história da literatura que inserem a obra no seu contexto histórico, o que tem sido
more » ... ico, o que tem sido o caso na recepção da obra de Sá-Carneiro, onde o mito do autor tende a ofuscar o seu legado literário. Assim, este artigo questiona se em O Modernismo em Mário de Sá-Carneiro, Fernando Cabral Martins consegue libertar a obra sá-carneiriana da sombra do poeta biográfico, e oferece uma avaliação panorâmica da tradição crítica dedicada ao autor, apontando para casos de interpretações que se prenderam com questões que ficam para fora do texto, como tem sido o caso com a natureza homossexual da obra e do homem.
doi:10.34630/polissema.vi7.3298 fatcat:fyusxlt2czaptlk2bgcohgjcj4