Caracterização molecular e imunológica da via dos esfingolipídios em tecido tumoral e em células do sistema imune no câncer de mama [thesis]

Larissa Maia
Data da defesa: 30/07/2015 As sugestões da Comissão Examinadora e as Normas da PGGB para o formato da dissertação foram contempladas. __________________________________________ Prof. Dr. Luiz Ricardo Goulart Filho. Uberlândia-MG 2015 iv Dedico essa conquista aos meus pais, Antonio e Maria Dalva, que estão sempre me apoiando a alcançar os meus objetivos. São exemplos de perseverança que carregarei sempre comigo. As minhas irmãs, Luciana e Cíntia, que mesmo distante se fazem muito presentes.
more » ... s eternas companheiras. Ao meu namorado, Bruno, que esteve comigo nos momentos mais difíceis, não poupando esforços para me ajudar. v AGRADECIMENTOS A Deus, por ter me guiado durante esses anos, me iluminando pelos caminhos mais difíceis e me dado forças para concluir essa etapa. Aos meus familiares, pelo apoio. Em especial a minha avó Isaura, as tias Iraíde e Ednalva, por se preocuparem tanto comigo, minha segunda casa em Uberlândia. Ao meu orientador, Prof. Dr. Luiz Ricardo Goulart Filho, por ser um exemplo a ser seguido, com tanto conhecimento e humildade. Por ter acreditado e confiado em mim e me dado a oportunidade de desenvolver esse trabalho. A Cláudia e Patrícia, por terem me ensinado grande parte do que sei hoje, pela amizade e pela grande ajuda nesse trabalho. A Paula, que esteve junto comigo em grande parte do estudo, me auxiliando na parte experimental. Às Profs. Yara e Thaise, por terem contribuído diretamente para esse trabalho. Ao Dr. Donizeti, pela atenção e disponibilidade, sempre disposto em auxiliar. A Emília, minha roommate, pelos momentos juntas, é ótimo poder contar com você. As Nanogirls, por estarem sempre presentes nos momentos mais difíceis, tornando-os mais fáceis, e nos momentos de descontração. A Lu Machado, com um coração tão puro, se tornou uma grande amiga.
doi:10.14393/ufu.di.2015.356 fatcat:bxp77ajlive7faypohzwzbnfzq