Localização e aceitação de dieta artificial contendo feromônio sexual pelo predador Podisus nigrispinus (Dallas) (Heteroptera: Pentatomidae)

Miryan D.A. Coracini, Evaldo F. Vilela, Paulo de Marco Júnior, José C. Zanuncio, Mirian F. Furtado
1999 Anais da Sociedade Entomológica do Brasil  
Estudou-se o efeito da adição do feromônio sexual sintético de Podisus nigrispinus (Dallas) (Heteroptera: Pentatomidae) na localização e aceitação da dieta artificial utilizada para criação do inseto em laboratório. Avaliou-se o efeito do feromônio sexual completo, dos três componentes que ocorrem em maior proporção no feromônio [a-terpineol, fenilmetanol e (E)-2-hexenal] e de um dos componentes que ocorrem em menor proporção no feromônio (trans-piperitol) sobre a dieta, comparados à dieta pura
more » ... arados à dieta pura e a larvas de Musca domestica L. (Diptera: Muscidae). A atração de ninfas de segundo ínstar de P. nigrispinus à dieta artificial foi facilitada pela presença do feromônio sexual adicionado à mesma, sendo que a dieta com feromônio completo mostrou maior atratividade que a dieta pura após cinco ou 120 min do oferecimento da dieta. Porém, larvas de M. domestica foram, na maioria das vezes, mais atrativas que os demais tratamentos. O ganho de peso foi significativamente maior para ninfas alimentadas com dieta com os três componentes majoritários, dieta com trans-piperitol e larvas de M. domestica, apresentando peso médio de 1,4 mg, 1,35 mg e 1,3 mg, respectivamente. P. nigrispinus apresentou menor ganho de peso com dieta pura e dieta com feromônio completo, com ninfas pesando 0,37 mg e 0,6 mg, respectivamente. Os resultados demonstraram que os componentes do feromônio utilizados causaram efeito fagoestimulante sobre o predador P. nigrispinus, e que podem atuar auxiliando estes insetos no processo de localização do alimento.
doi:10.1590/s0301-80591999000400011 fatcat:ettzhdd4gvcxjlrx4pvwxlenki