Novas percepções conquistadas por alunos do ensino integral da escola Felipe dos Santos no Município de Inconfidentes-MG sobre alguns artrópodes por meio da educação ambiental

Bruna Melo Silva, Rosiane Rosiane Silva, Maria Aparecida Fróes
2019 Revista Insignare Scientia - RIS  
Com o avanço da tecnologia, a natureza vem se tornando esquecida, se encaminhando para uma crise ambiental. Assim, o estudo das relações ecológicas se torna essencial e uma forma bastante didática para ensiná-la é o uso de insetos. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho foi de promover o entendimento das relações ecológicas através da observação do trabalho ecológico dos insetos frente à natureza, seja eles maléficos ou benéficos, a fim de conquistar a consciência ambiental dos jovens.
more » ... iental dos jovens. A metodologia consistiu em duas etapas: Na primeira etapa, os alunos da Escola Estadual Felipe dos Santos, em Inconfidentes-MG foram convidados a assistir uma apresentação em slides com imagens representativas de insetos, com a proposta de instiga-los a questionamentos. Já na segunda etapa, os alunos foram convidados a visitar a horta sediada no IFSULDEMINAS- Campus Inconfidentes em que tinham que identificar insetos trabalhando. Como resultado, observou-se que os alunos apresentavam dúvidas em relação a conceituação do termo relações ecológicas, mas conheciam determinados assuntos relacionados ao tema. Como conclusão, pode-se constatar que os alunos conseguiram identificar os benefícios e os malefícios trazidos pelos insetos numa visita a horta, além de se obter uma consciência ambiental a respeito dos insetos coprófagos.
doi:10.36661/2595-4520.2019v2i1.10741 fatcat:ocxzuqofpnhsrf56pirzisrhpu